Como anunciar no Google com pouco dinheiro?

Como anunciar no Google com pouco dinheiro?

Em um mundo perfeito do marketing, sabemos que para uma campanha ter bons resultados é necessário realizar um bom investimento. Porém, esse mundo perfeito não existe para a maioria das pessoas. 

Seja por estar começando agora ou por ser um pequeno/microempreendedor, possuir uma verba reduzida é a grande realidade da maioria dos anunciantes. Por isso, quero trazer aqui algumas dicas para te ajudar em como anunciar no Google com pouco dinheiro!

Crie sua conta no Google Meu Negócio

Epa… epa… epa! 

Espera aí, Google Meu Negócio? Não vamos falar aqui sobre como anunciar no Google Ads? Sim, nós vamos. Contudo, antes preciso reforçar a importância de você criar sua conta no Google Meu Negócio. 

Essa já é a primeira dica, caso sua empresa seja um negócio local (loja ou serviços), a primeira coisa a se fazer é criar sua conta no Google Meu Negócio. A criação da conta é 100% gratuita e seu negócio já passa a ser divulgado de forma orgânica pelo Google.

Se essa breve explicação não foi o suficiente para você criar sua conta, separei para você mais alguns motivos para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.

Como anunciar no Google Ads com “micro verbas”

Quando vamos gerenciar uma campanha com investimento reduzido a primeira coisa que temos que ter em mente é: FOCO! Afinal, um erro muito comum é criar uma campanha anunciando vários produtos e serviços com pouca verba.

Está com investimento diário baixo? Então trabalhe somente com a divulgação de um ou no máximo dois grupos de anúncios. Priorize sempre o seu produto ou serviço estrela, aquele que tem mais saída e que te traz um bom retorno financeiro, conforme os resultados forem aparecendo vá aumentando o seu catálogo e consequentemente o seu investimento.

Evite palavras-chave muito caras

Ficar atento ao Custo Por Clique (CPC) das suas palavras-chave é uma tarefa que deve ser realizada com frequência e independentemente do capital disponível. Mas quando trabalhamos com campanhas muito enxutas essa atenção deve ser redobrada. 

No processo de criação de uma nova campanha, uma das primeiras coisas que fazemos é acessar o planejador de palavras-chave e pesquisar quais palavras vamos utilizar no grupo de anúncios. Nesse momento, você deve evitar palavras que tenham um CPC muito alto em sua campanha, pois, dependendo do CPC dessa palavra, um único clique pode significar metade do seu orçamento diário.

Após sua campanha ser criada, também é muito importante que periodicamente, a cada quinze dias, por exemplo, você verifique o CPC das palavras-chave do seu conjunto de anúncios. Com o tempo o custo de uma palavra pode aumentar ou diminuir. Isso acontece porque o Google Ads é uma plataforma de leilão e se outros anunciantes começarem a utilizar essa palavra ela irá inflacionar, mas nada impede que o contrário também aconteça. 

Alguma palavra está com o seu CPC muito acima da média? Então, remova da sua conta e busque por novas palavras com o valor mais baixo.

Foque na ultra segmentação do público-alvo

Quanto mais segmentado melhor! Como sua campanha possui pouca verba, você não pode se dar ao luxo de aparecer para as pessoas erradas. Logo, é muito importante que você conheça bem o seu público-alvo.

Mas por que devo conhecer o meu público-alvo? Porque, caso você tenha essa informação de forma clara no seu negócio, terá uma grande vantagem! No Google Ads é possível segmentar sua campanha baseado nas informações demográficas, por exemplo: sexo, idade, status parental e renda familiar. 

Também é possível segmentar seu público baseado em seus interesses e afinidades, como tipos de viagens, esportes favoritos, vestuário e por aí vai, a lista é bem extensa.  

Conclusão

Essas são algumas estratégias de como anunciar no Google com pouca verba. Porém, gostaria de destacar que campanhas que têm investimentos muito reduzidos, não irão ter resultados extraordinários.

Esse tipo de ação é mais recomendado para quem deseja testar e ter uma primeira experiência com a ferramenta. Portanto, assim que as primeiras conversões surgirem, minha recomendação é que gradualmente você vá aumentando o investimento.

>>

Você também pode gostar