Planejador de palavras-chave: como escolher as melhores palavras para sua campanha de Google Ads?

Planejador de palavras-chave

Quando converso sobre o Google Ads com algum iniciante no marketing digital ou com algum empresário que está interessado em começar a investir na internet, é bem comum ouvir “Ah, no Google Ads você precisa escolher bem as palavras-chave, não é?”. Sem dúvida, esse pensamento está totalmente correto, porém preciso lembrar que a rede de pesquisa é somente uma das possíveis campanhas dentro do Google. Caso você deseje saber sobre as outras formas de anunciar no Google Ads, basta clicar aqui. 

Dito isso, podemos retomar o nosso assunto, em que vou te explicar como escolher as melhores palavras-chave para a sua campanha na rede de pesquisa. Atenção! Existem alternativas pagas como a plataforma Semrush, entretanto, nesse post vou tratar exclusivamente do planejador de palavras-chave gratuito do próprio Google Ads.

Acessando o planejador de palavras-chave

Para acessar o planejador de palavras-chave, abra sua conta do Google Ads e no menu superior selecione a opção “ferramentas” e depois clique em “planejador de palavras-chave” na primeira coluna.

Imagem 1: Acessando o Planejador de Palavras-Chave

(Fonte: Google Ads)

Marque a opção “Descobrir novas palavras-chave”.

Imagem 2: Acessando o Planejador de Palavras-Chave

(Fonte: Google Ads)

Feito isso, uma nova tela irá aparecer e você deverá inserir alguns termos considerados interessantes para o seu negócio. Neste tutorial, vamos supor que você seja um professor de inglês particular e deseje divulgar o seu serviço de aula particular por videoconferência. Logo no primeiro campo você pode inserir alguns termos como “aula de inglês online”, “professor de inglês particular”, “curso de inglês online” e “aula particular de inglês online”. 

O próximo passo é marcar o local de divulgação dos seus anúncios, no Google Ads é permitido segmentar por país, estados, cidades e até mesmo raios dentro de um determinado município. Nosso exemplo é de um professor de inglês que irá dar aula online e não precisa se preocupar com fronteiras, então vamos deixar segmentado todo o Brasil.

Por fim, basta clicar em ver resultados.

Imagem 3: Acessando o Planejador de Palavras-Chave

(Fonte: Google Ads)

Você irá se deparar com uma tela parecida com a da imagem abaixo. 

Imagem 4: Acessando o Planejador de Palavras-Chave

(Fonte: Google Ads)

Conforme a imagem, as palavras-chave destacadas em azul são os termos que você forneceu ao planejador do Google, já as em vermelho são algumas sugestões e variações de palavras que o próprio Google Ads te sugere. Em verde é possível conferir a média de pesquisas mensais de cada palavra.

O gerenciador fornecerá outros dados, tais como nível de concorrência de cada palavra, ou seja, o quanto ela é utilizada por concorrentes, e a média do custo por clique (CPC) de cada palavra.

Dicas e considerações finais

Tenha sempre muito cuidado ao escolher as palavras-chave para sua campanha, pois termos muitos genéricos podem até trazer muitos cliques, mas nem sempre trazem conversão em vendas e só fazem você gastar dinheiro em vão. Um conselho que sempre costumo dar é: pense como o cliente irá pesquisar por seu serviço ou produto no Google. Desta forma, tenho certeza de que você evitará muito desperdício.

Outro ponto para ficar atento é com o custo por clique de cada palavra. Campanhas que possuem verbas muito reduzidas devem trabalhar com palavras que possuem um investimento mais baixo, assim, você evita que sua campanha tenha poucos cliques e um custo muito alto.  Porém, caso a palavra-chave tenha uma sinergia muito grande com sua campanha, talvez compense o risco. Nesta situação, a melhor solução é testar e analisar os resultados. 

>>

Você também pode gostar