Para que uma campanha na Rede de Pesquisa do Google Ads tenha bons resultados é necessário escolher um bom grupo de palavras-chave, inclusive aqui no blog já ensinamos como escolher as melhores palavras para a sua campanha. Porém, caso deseje que seus anúncios tenham resultados ainda mais consistentes, ter um grupo de palavras-chave negativas é essencial.
Neste conteúdo, vamos entender o que são as palavras-chave negativas e como adicionar essa segmentação dentro da sua campanha de Google Ads.
O que são palavras-chave negativas?
Diferente das palavras-chave “positivas”, que tem como objetivo conectar seu anúncio com potenciais clientes, as palavras-chave negativas realizam justamente o efeito contrário. Você pode estar se perguntando “Ué, por que eu iria desejar isso?”. A resposta é bem simples: não aparecer para as pessoas erradas é tão importante quanto aparecer para as pessoas certas!
Vamos imaginar a seguinte situação: João é um professor de música e utiliza o Google Ads para vender o seu curso online de violão e o termo “curso de violão online” faz parte do seu grupo de palavras-chave. Entretanto, alguém pesquisa por “curso de violão online gratuito”, o anúncio de João aparece para essa pessoa e ela clica nele. Vamos analisar esse cenário e entender o quanto ele pode ser prejudicial para sua campanha.
Ao anunciar no Google Ads, o objetivo de João era vender o seu curso. Porém, alguma pessoa pesquisou por um curso gratuito. Logo, entendemos que essa pessoa não tem interesse em pagar por esse tipo de produto digital. Nesse caso, a melhor opção é que João negative as palavras “grátis” e “gratuito” da sua campanha. Assim, ele não aparecerá para pessoas que não tem o real interesse em comprar seu curso e evitará o desperdício de dinheiro.
E como sei quais palavras-chave devo negativar?
A melhor opção é você acompanhar os termos de pesquisa da sua campanha, nesta sessão, você consegue conferir exatamente o que foi escrito pela pessoa que clicou no seu anúncio durante uma pesquisa no Google. Identificou alguma palavra que possa atrapalhar suas vendas? Negative!
Ah! E aqui vai uma dica de ouro para você. Sempre que for adicionar uma palavra-chave negativa em sua campanha, se antecipe e negative as palavras que são sinônimos, sites como sinonimos.com.br são fortes aliados nesse tipo de tarefa. Negative também as variações das palavras no plural, no singular e sem acentuação.
Como adiciono palavras-chave negativas em minha campanha de Google Ads?
Muito bem, depois dessa explicação finalmente chegou a hora de colocarmos a mão na massa. Para adicionar as palavras-chaves negativas em sua campanha, acesse sua conta do Google Ads, vá até a campanha que deseja realizar a ação, selecione a opção “Palavras-chave”, depois “Palavras-chave negativas” e, por fim, clique na frase em destaque azul “PALAVRAS-CHAVE NEGATIVAS”.
(Fonte: Google Ads)
Feito isso, um novo campo irá aparecer. Aqui, você irá selecionar se as novas palavras-chaves negativas serão para toda sua campanha ou somente a nível de um conjunto de anúncios específico. Selecionada essa opção, adicione todas as palavras que devem ser negativadas, sempre uma abaixo da outra, por fim, basta clicar em salvar.
(Fonte: Google Ads)
Considerações finais
Não tenho dúvidas que uma campanha bem segmentada é o caminho para ter grandes resultados no Google Ads e as palavras-chave negativas é um dos pilares para que essa segmentação seja bem-feita.
Mas, atenção! Tenha sempre cautela na hora de negativar alguma palavra, tente sempre pensar como quem está pesquisando e avalie bem a situação para não negativar de forma errada. Digo isso, pois é muito comum anunciantes negativarem muitas palavras, sem pensar em seu contexto, tornando a campanha extremamente segmentada a ponto de diminuir drasticamente o número de cliques e, consequentemente, o número de vendas.