O que é cpm, cpc e cpa e como calcular

o que é cpm, cpc e cpa

Entenda o que é cpm, cpc e cpa, saiba calcular e veja como escolher a melhor para seu negócio.

Trabalhar com marketing digital exige muito conhecimento, principalmente algumas siglas específicas relacionadas às campanhas digitais.

Nesse cenário, ao criar um anúncio, é comum se deparar com diversas métricas de acompanhamento, em que as mais comuns são:

  • CPC – Custo Por Clique;
  • CPM – Custo Por Mil;
  • CPA – Custo Por Aquisição.

Essas siglas são muito importantes para quem investe em tráfego pago, além de serem essenciais para realizar a gestão das campanhas. 

Neste artigo, vamos apresentar essas métricas, explicar o que é cpm, cpc e cpa e ensinar a calcular cada uma, acompanhe!

O que são as 3 siglas?

As siglas CPM (Custo Por Mim), CPC (Custo Por Clique) e CPA (Custo Por Aquisição) têm relação com os custos de campanhas para anúncios online, podendo ser em sites, blog, portais, redes sociais ou mecanismos de buscas.

Essas siglas indicam o quanto você está pagando por cada tipo de interação do usuário com o seu anúncio, porém é importante ressaltar que elas não são métricas fixas e podem aumentar ou diminuir a depender de diversos fatores, como: arte dos criativos, copy, segmentação do público, entre outros.

Dependendo do tipo de anúncio, é comum você ter acesso a essas 3 métricas. Porém, dependendo de qual seja o objetivo de sua campanha, uma pode ter mais peso e mais importância do que as outras.

O que é cpm (Custo Por Mil)?

O CPM, Custo Por Mil Impressões, é uma métrica que mostra o gasto gerado a cada mil impressões em um anúncio, ou seja, a cada mil visualizações do seu anúncio.

Esse tipo de precificação ainda é utilizado por grandes blogs e portais de notícias, pois é necessário um tráfego considerável para gerar 1000 impressões.

Geralmente, os espaços disponibilizados pelos sites anunciantes são as barras laterais e o topo do site, em que é possível colocar o banner publicitário da empresa que está anunciado.

O cpm é muito utilizado em estratégias de branding, em que o foco é aumentar a consciência de marca de uma empresa, e em estratégias de promoções específicas.

Por isso, é fundamental criar um anúncio atrativo o suficiente para que os visitantes do site interajam e clique no anúncio, principalmente se um dos seus objetivos for aumentar a taxa de conversão.

Vale ressaltar que você será cobrado por visualização e não por clique, por isso é muito importante levar em consideração o tempo que o anúncio ficará no ar.

O que é cpc (Custo Por Clique)?

O cpc, Custo Por Clique, é quando a empresa paga por cada clique que o seu anúncio receber, ou seja, cada clique que direciona do site anunciante para o site anunciado.

O cpc é muito utilizado na compra de palavras-chave do Google Ads.

Inclusive, é um formato muito útil para quem quer saber os resultados exatos do anúncio, além de ser muito adequado para quem deseja ter mais tráfego para o seu próprio site ou blog.

Além disso, o cpc é muito interessante quando seu objetivo de campanha é levar o máximo de pessoas possível para o site ou landing page. 

O que é cpa (Custo Por Aquisição)?

O cpa, Custo Por Aquisição, talvez seja, entre as 3 seja métrica, a mais importante, isso porque ela é responsável por informar ao investidor o quanto ele está pagando por uma aquisição. 

Essa aquisição final pode ser uma venda, um download de um material, um preenchimento de um formulário em uma landing page, entre outras possibilidades.

O cpa é de extrema importância quando o objetivo do anunciante é obter leads qualificados, principalmente em plataformas como Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads.

Caso as campanhas tenham sido bem configuradas, o pixel/tag de conversão irá contribuir para diminuir cada vez mais o custo cpa, podendo aumentar o faturamento e reduzir o custo de investimento.

Como calcular as métricas cpm, cpa e cpc?

Agora, vamos apresentar as fórmulas para calcular cada métrica e apresentar exemplos na prática:

CPM

O cpm costuma ser o mais barato e com maior alcance. Para fazer o cálculo, é necessário levar em consideração o custo total da campanha e as visualizações que o anúncio teve:

CPM = Custo Total / (visualizações/1000)

Por exemplo:

Seu investimento foi de R$ 5.000,00 e foram geradas 500 mil impressões, logo:

CPM = 5000 / (500000/1000) = 10

CPC

O cálculo do cpc é mais simples, pois é preciso dividir o custo total pelos números de cliques no anúncio:

CPC = Custo Total / Número de cliques

Por exemplo:

Seu investimento foi de R$100,00 em um anúncio que teve 1000 cliques, logo:

CPC = 100/1000 = 0,10

CPA

O cálculo do CPA também é um cálculo mais simples que o CPM, em que a fórmula é:

CPA = Total investido / Número de conversões

Por exemplo:

Seu investimento foi de R$ 5.000,00 e seu anúncio obteve 100 conversões, logo:

CPA = 5000/100

CPA = 50

Conclusão: o que é cpm, cpa e cpc

Agora que você sabe o que é cpm, cpa e cpc, conseguiu perceber que os anúncios online têm diversas métricas de acompanhamento.

O que vai determinar qual é a métrica ideal para você é o objetivo final do seu anúncio.

No entanto, independentemente da campanha, é fundamental fazer testes antes de criar uma grande campanha de tráfego pago, a fim de entender qual formato é ideal para sua necessidade e que atenda às suas expectativas.

Não se esqueça de escolher uma plataforma ou canal em que seu público-alvo está inserido, garantindo as chances de um bom resultado.

FAQ

O que é cpm (Custo Por Mil)?

O CPM, Custo Por Mil Impressões, é uma métrica que mostra o gasto gerado a cada mil impressões em um anúncio, ou seja, a cada mil visualizações do seu anúncio.

O que é cpa (Custo Por Aquisição)?

O CPA, Custo Por Aquisição, é uma métrica que mostra o custo total investido para uma aquisição, em que pode ser o cadastro de um lead ou uma venda.

O que é cpc (Custo Por Clique)?

O CPC, Custo Por Clique, é uma métrica que mostra quanto a empresa paga por cada clique que o seu anúncio receber, ou seja, cada clique que direciona do site anunciante para o site anunciado.

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