O que é Google Ads?

Com o crescimento do marketing digital, qualquer empreendedor sabe que vender na internet não é mais uma opção e sim uma obrigação. Porém, quando se pesquisa sobre o assunto é normal se deparar com diversas informações e opções. Por isso, nosso objetivo aqui será esclarecer sobre o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

Então, sem enrolação e vamos iniciar as explicações nesse artigo.

Como funciona o Google Ads?

Atualmente, podemos dizer, de forma simples e resumida, que a plataforma do Google Ads se divide em três “pilares”, sendo eles: Rede de Pesquisa, Rede de Display e Youtube.

Rede de Pesquisa 

Sabe quando você realiza uma pesquisa por um serviço, produto ou determinada loja no Google? Normalmente as primeiras posições, no topo da página, são reservadas para anunciantes. 

A Rede de Pesquisa costuma ser bem interessante para os anunciantes, pois os anúncios se “camuflam” com os resultados orgânicos (não pagos). Veja o exemplo abaixo. 

Diferenças: anúncios pagos (Google Ads) e resultados orgânicos
(Fonte: Google Ads)

Ao pesquisar pelo termo “hotel” os quatro primeiros resultados foram de anunciantes e somente a partir da quinta posição começaram a aparecer os resultados orgânicos. 

Na Rede de Pesquisa, você sempre irá definir um grupo de palavras-chave e toda vez que alguém realizar uma pesquisa utilizando alguma dessas palavras seu anúncio poderá ser exibido para essa determinada pessoa.

Rede de Display

Dentre os três “pilares”, acredito que a Rede de Display do Google Ads seja a mais fácil de compreender, pois basicamente se trata de web banners. A Rede de Display permite que você apareça nos espaços publicitários de qualquer site, desde que esse seja um parceiro do Google.

Exemplos de anúncios de display no Google Ads
(Fonte: Google Ads)

Para auxiliar na segmentação do público-alvo correto, é possível segmentar os sites que seu anúncio irá aparecer. Essa segmentação pode ser determinada por assunto (esporte, economia, beleza, culinária etc.) ou através de seleção manual, na qual você escolherá quais sites seus anúncios serão vinculados. 

Outra possibilidade é deixar que o Google escolha em quais sites seu anúncio irá aparecer, baseado nos dados demográficos e interesses do seu público comprador. Suponhamos que o perfil de cliente da sua loja são mulheres entre 25 e 35 anos que têm interesse em esportes, ao invés de você tomar essa decisão, o Google a fará.

Youtube

Se tem um lugar onde todo internauta já foi abordado por uma propaganda, esse lugar certamente é o Youtube! E sim, todos os anúncios na plataforma são gerenciados dentro do Google Ads. 

A dinâmica de anúncios do Youtube é muito parecida com a Rede de Display, mas ao invés de banners será utilizado anúncios em vídeo. Você pode segmentar os canais que deseja aparecer ou basear essa escolha nos dados do seu cliente. 

Para conferir todas as modalidades de anúncios disponíveis no Youtube basta clicar aqui.

Qualquer um pode começar a anunciar no Google Ads?

Sim, para anunciar no Google Ads basta você ter uma conta Gmail. Contudo, é importante dar um aviso aos navegantes de primeira viagem: Google Ads é uma plataforma incrível, mas complexa. Por isso, aconselho que você sempre procure um profissional capacitado para te atender ou, então, invista na sua educação. Aqui no blog, há muito conteúdo gratuito para te auxiliar. 

Vou anunciar para o país inteiro?

Essa decisão quem irá dizer é o seu negócio! Caso você tenha uma empresa local, talvez não faça muito sentido anunciar em todo o território nacional. No Google Ads, é possível anunciar no país inteiro, em alguns estados ou somente em uma cidade.

Quanto é necessário investir no Google Ads?

No Google Ads é possível começar a anunciar com R$5,00 por dia, mas com esse valor você dificilmente terá algum tipo de resultado. Meu conselho é que você separe um valor mensal e que seja coerente com os objetivos do projeto, e, feito isso, realize testes. 

Indicar um valor para uma campanha digital nunca é uma tarefa fácil, afinal, é necessário conhecer bem o que será anunciado. Porém, caso você já possua uma empresa, pode trabalhar com um valor entre 5% e 10% do faturamento bruto do seu negócio.

Conclusão

Conforme informei no começo do texto, o meu objetivo aqui é apresentar de forma bem resumida o que é o Google Ads. Espero que você compreenda que algumas coisas, como o Google Shopping, serão abordadas em outros textos, devido à complexidade dos assuntos. 

Mas, afinal, o Google Ads vale a pena? Bom, caso você tenha interesse em vender na internet, eu diria que é indispensável, principalmente pelo fato de conseguir segmentar seus anúncios e aparecer diretamente para o seu público-alvo.

>>

Você também pode gostar