6 erros que podem estar impedindo sua campanha de ter resultados no Google Ads

Google Ads: 6 Erros que podem estar impedindo sua campanha de ter resultados

Não é difícil ouvir de anunciantes de primeira viagem que não tiveram resultados com o Google Ads. Eu sei que a plataforma exige certo nível de dedicação para ter resultados, mas quando ouço esse tipo de comentário tenho certeza de que alguns erros foram cometidos na campanha.

Para te ajudar a melhorar os resultados dos seus anúncios, nesse artigo vamos conferir os 5 erros que podem estar impedindo sua campanha de ter resultados no Google Ads.

1. Não ter a tag de conversão instalada

Ter a tag de conversão instalada no seu site é extremamente essencial! Inclusive, meu conselho é que você nunca inicie uma campanha no Google Ads sem ter a tag configurada.

Mas, André, por que a tag de conversão é tão importante assim? Simples, ela é responsável por contabilizar e informar o número de conversões que a sua campanha está gerando. Em outras palavras, sem ela é impossível saber se o seu investimento está trazendo retorno para o seu negócio. 

Ainda não tem a tag instalada e precisa de ajuda? Aqui no blog temos um artigo específico ensinando como realizar essa configuração na sua conta.

2. Utilizar palavras-chave muito caras

Evite anunciar com palavras-chave muito caras, a não ser que você tenha verba infinita para sua campanha. Porém, acredito que esse não seja o caso da grande maioria rs rs.

Se você é do time dos poupadores, existem duas situações em que deve ficar atento no custo de cada palavra. A primeira é quando estamos criando nossa campanha e utilizamos o planejador de palavras-chave para escolher quais palavras serão utilizadas nos conjuntos de anúncios. Já a segunda é após a criação da sua campanha, pois, com o passar do tempo é comum que uma palavra que tinha um custo por clique pequeno aumente o preço.   

Percebeu que o custo da palavra está muito acima do aceitável para sua estratégia? Remova. Porém, aqui vale uma observação! Analise sempre a importância dessa palavra para o seu negócio. Se ela tiver uma sinergia muito grande com o serviço ou produto que está sendo vendido, talvez compense manter ela em seu grupo de anúncios.

3. Não utilizar palavras-chave negativas

Não aparecer para as pessoas erradas é tão importante quanto aparecer para as pessoas certas! Talvez você não saiba, mas no Google Ads também é possível utilizar palavras-chave negativas nos seus anúncios.

As palavras negativas são muito úteis, pois evitam que buscas erradas no Google ativem o seu anúncio. Por exemplo, se você vende um curso de inglês, não vai desejar que seu anúncio apareça para alguém que pesquisar por “curso de inglês grátis”. 

Quer saber mais sobre como negativar palavras de forma correta? Confira nosso tutorial completo de palavras-chave negativas.

4. Segmentação de público-alvo errada

Você sabe me dizer qual é o perfil exato do seu público-alvo? Bom, se você não sabe, então já está na hora de correr atrás dessas informações.  

Digo isso pois dentro do Google ads existe uma segmentação chamada informações demográficas e com ela você pode segmentar seus anúncios por idade, sexo, renda familiar e em alguns casos até mesmo por status parental.  

Ah! E claro, também temos um passo a passo aqui no blog ensinando a fazer essa segmentação e, de bônus, ensino uma alternativa caso você não saiba o seu público-alvo.

5. Anúncios pouco chamativos

Eu diria que escrever bons anúncios é quase uma arte! Ok, talvez eu tenha exagerado um pouco, mas se o seu anúncio for pouco atrativo e sem graça dificilmente irá conseguir chamar a atenção do seu potencial cliente.

Pare para pensar, na rede de pesquisa do Google Ads o seu anúncio aparece literalmente acima ou abaixo do seu concorrente. Se destacar da concorrência é a chave para receber mais cliques e, consequentemente, mais vendas.

Para te ajudar a conquistar a primeira posição na rede de pesquisa, confira algumas estratégias que eu utilizo para tornar meus anúncios mais atrativos.

6. Ter uma página de conversão ruim

Sua página de vendas tem um peso enorme em suas campanhas no Google Ads. Por isso, se o seu site ou a landing page for lento, confuso, mal explicado, ter um design ultrapassado e não for responsivo para dispositivos móveis, por exemplo, não existe campanha em nenhuma plataforma digital no mundo que irá te dar resultados.

O objetivo de qualquer publicidade é despertar o interesse no consumidor e fazer com que ela vá até uma loja física, ou no nosso, caso até o seu site. Porém, se esse consumidor chega até uma loja física e for mal atendido pelo vendedor, dificilmente ele irá realizar uma compra. Nesse caso, o seu site é o seu vendedor! Se ele for ruim, você também não conseguirá vender nada.

O próprio Google possui uma ferramenta chamada PageSpeed Insights que pode te auxiliar a melhorar sua página de vendas. Sua utilização é bem fácil, basta acessar a ferramenta, adicionar o link completo do seu site e clicar em analisar. O Google irá verificar o seu site e dar uma pontuação com sugestões de melhoria tanto para a versão mobile quanto para a versão desktop.

Conclusão

Espero que essas dicas sejam de grande ajuda para melhorar seus anúncios. Conforme disse no começo do texto, existe uma curva de aprendizado para executar, de forma bem-feita, uma campanha de Google Ads. Mas, com um pouco de dedicação, não tenha dúvida de que os resultados aparecerão!

Até a próxima e sucesso nas vendas.

>>

Você também pode gostar